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| Assunto: Sistema de Forja Customizável do TAXD Sáb Mar 19 2011, 12:08 | |
| Ai vai um tutorial simples que pode se tornar mais complexo de acordo com a vontade de quem utilizá-lo. Por ser algo feito pelo Data Base, pode tranquilamente ser utilizado pelos RPG Maker VX e XP também. Passo 1 – Criando os materiais- Spoiler:
Vamos começar criando o sistema de forja, abra o data base e crie os seguintes itens. Espada de Aço – Ataque 20. Espada de Aço Obra Prima – Ataque 25, aqui você pode incrementar essa arma com uma habilidade do tipo iniciativa ou ignorar defesa do inimigo, e colocar mais ataque, é uma versão aprimorada da arma. Espada de Aço Elemental do Fogo, você pode abreviar, ou só nomar de Espada do Fogo. Ela pode ser igual a primeira mas em vez de elemento Espada ou Corte, seria Elemento Fogo, pode gerar um tipo de estatus se você desejar. Basicamente eu criei uma arma, uma versão obra prima da mesma, e uma versão Elemental da mesma. Você pode criar quantas armas quiser, quantas obras primas quiser e quantas elementais quiser. Lembrando sempre de fazer as Elementais e Obra Prima como dependentes da base (mesmas estatísticas, porém melhoradas). Idéias legais pra armas obra prima é colocar estatus, chance de critico mais elevado, dois ataques, etc. As elementais apenas mudar o tipo pra dar mais dano em certos inimigos ou acrescentar um poder a ela, uma magia, etc. Agora crie as matérias primas, são do tipo Bens Comuns, no VX é só escolher a opção Não Usar (Ao invés de menu ou batalha). Aqui eu vou criar os seguintes itens. Minério, Minério Refinado e Minério Vermelho. Poderia ser uma pedra Elemental do fogo ou outra coisa assim, você pode dar os nomes que quiser. Passo 2 – Programando o Sistema- Spoiler:
Agora vamos criar o sistema, no data base, vá em eventos comuns e crie um sistema chamado Forjar Arma Simples. Ele pode ser automático ou paralelo e deve ser chamado por um Switch que eu nomeei Forjar Arma Simples. Dentro dele coloque um Mostrar Escolhas com as opções: Fabricar, Tornar Obra Prima, Tornar Elemental e Não quero Forjar nada. Crie outro evento chamado Fabricar Armas com Condição Chamar. Nele, crie uma Mostrar Escolhas com as opções de arma que você criou e permitirá fabricar, no caso desse pequeno tutoria, a primeira escolha será a Espada de Aço. As outras você fica livre pra decidir. Agora vem o sistema de forjar a arma, o primeiro passo é criar uma variável chamada Minérios Possuídos. Nela você vai Setar a quantidade de itens Minério que o jogador possui. Na linha de baixo você chama uma condição If, pra ver se a Variável Minérios Possuídos é igual ou maior a 1. Se for 0 quer dizer que o player não item pra fabricar. Por isso deixe uma condição Else ligada. Dentro do IF, se for positivo (1 ou maior) coloque o comando, Mudar Itens, Minério, Setar 1, Reduz (Excluir Item). Isso faz com que dando certo ou errado o jogador gaste a matéria prima. Na linha de Baixo, Crie a segunda variável e a chame de Dificuldade Forja. Ela representa a chance em porcentagem de você ser bem sucedido, eu setei 60 (60% de chance de conseguir fazer a arma e 40% de falhar). Na linha de Baixo, crie a terceira variável chamada de Sorteio. Sete ele com Aleatório 1 a 100. Na linha de baixo, abra mais um IF, com a condição variável sorteio, igual ou abaixo, variável dificuldade da forja. Isso quer dizer que se o número sorteado foi 0 a 60, você teve sucesso, se for 61 a 100 você falhou. Deixe o else ligado. Dentro do IF, coloque um efeito sonoro e uma mensagem: “Espada de Aço fabricada com Sucesso”. Na linha de baixo, Mudar itens, Espada de Aço, Setar 1, Somar (Adicionar Itens). Na exceção coloque um efeito sonoro, e a mensagem: “A forja falhou, você perdeu os materiais”. No outro Else, que é aquele que testa se o jogador tem minérios, coloque uma mensagem: “Você não possui minérios para a forja”. Esse comando diz que o jogador tem 0 minérios, nós testamos no começo com o IF lembra-se? Esse evento está pronto, volte no evento Forjar Armas Simples e dentro da escolha Fabricar, coloque o comando Chamar Evento e escolha o evento Fabricar arma. Isso quer dizer que o jogador escolher fabricar a arma, o sistema vai testar se ele tem minérios, se não tiver da uma mensagem, se tiver ele joga a chance de 60%. Se der certo ele acrescenta a arma aos seus itens, se falhar da uma mensagem. Coloque logo abaixo Mudar mudar Switch Forjar Arma Simples = OFF, ou ele vai ficar repetindo a habilidade. Até aqui temos a base do sistema de fabricação, ou seja, se quiser fabricar outra arma, basta colocá-la na segunda escolha do evento fabricar arma, copiar tudo e alterar o que quiser. Ex: Se eu criar uma Adaga de Aço, posso mudar a porcentagem pra 80 (seria mais fácil de fazer). Se eu criar um Machado de Aço, poderia pedir 2 minérios (no teste de minérios, sete a variavel com 2 ou maior). Como vê a quantidade e variação só depende da sua vontade e criatividade. Passo 3 – Armas Obra Prima.- Spoiler:
Agora vamos criar o sistema de obra prima, no data base, vá em eventos comuns e crie um sistema chamado Arma Obra Prima com Condição Chamar. Nele, crie uma Mostrar Escolhas com as opções de arma que você criou e permitirá fabricar, no caso desse pequeno tutoria, a primeira escolha será a Espada de Aço. As outras você fica livre pra decidir. Agora vem o sistema de refinamento da arma, o primeiro passo é criar uma variável chamada Armas Possuídas. Nela você vai Setar a quantidade de Espada de Aço que o jogador possui na mochila (Não Equipado). Na linha de baixo você chama uma condição If, pra ver se a Variável Armas Possuidas é igual ou maior a 1. Se for 0 quer dizer que o player não o item pra refinar. Por isso deixe uma condição Else ligada. Dentro do Else (Se ele não tem a Espada) Deixe uma mensagem: “Você não possui a Espada de Aço para poder Refiná-la” Dentro do If, se for positivo, Sete a variável Minérios Possuidos (Você já criou no evento anterior, lembra?) com a quantidade de Minérios Refinados que o jogador possui. Na linha de baixo você chama uma condição If (De novo), pra ver se a Variável Minérios Possuídos é igual ou maior a 1. Se for 0 quer dizer que o player não o item a matéria prima. Por isso deixe uma condição Else ligada. Dentro do Else (Se ele não tem o Minério Refinado) Deixe uma mensagem: “Você não possui Minério Refinado, por isso não pode tornar essa arma uma Obra Prima” Dentro do IF, se for positivo (1 ou maior) coloque o comando, Mudar Itens, Minério Refinado, Setar 1, Reduz (Excluir Item) e Mudar Itens, Espada, Setar, Reduz (Excluir Item). Isso faz com que dando certo ou errado o jogador gaste a matéria prima e perca a espada comum (Falhando ou ganhando a OP em troca). Na linha de Baixo, Sete variável Dificuldade Forja, eu setei 40 (40% de chance de conseguir fazer a arma e 60% de falhar). Isso, porque é mais fácil forjar do zero do que retrabalhar um item já feito. Na linha de Baixo, Sete a variável chamada de Sorteio. Sete ele com Aleatório 1 a 100. Na linha de baixo, abra mais um IF, com a condição variável sorteio, igual ou abaixo, variável dificuldade da forja. Isso quer dizer que se o número sorteado foi 0 a 40, você teve sucesso, se for 41 a 100 você falhou. Deixe o else ligado. Dentro do IF, coloque um efeito sonoro e uma mensagem: “Espada de Aço refinada com Sucesso, você ganhou Espada de Aço Obra Prima”. Na linha de baixo, Mudar itens, Espada de Aço Obra Prima, Setar 1, Somar (Adicionar Itens). Na exceção coloque um efeito sonoro, e a mensagem: “A forja falhou, você perdeu os materiais e a Espada Base”. Esse evento está pronto, volte no evento Forjar Armas Simples e dentro da escolha Tornar Obra Prima, coloque o comando Chamar Evento e escolha o evento Arma Obra Prima. Coloque logo abaixo Mudar mudar Switch Forjar Arma Simples = OFF, ou ele vai ficar repetindo a habilidade. Até aqui temos a base do sistema de refinamento, que é idêntico ao anterior, mas testa se o player tem a espada e a gasta no processo. Se quiser refinar outra arma, basta colocá-la na segunda escolha do evento fabricar arma, copiar tudo e alterar o que quiser. Ex: Se eu refinar uma Adaga de Aço, posso mudar a porcentagem pra 60 (seria mais fácil de fazer) e troco a arma base usada e a arma refinada ganha. Como vê a quantidade e variação só depende da sua vontade e criatividade. Passo 4 – Arma Elemental.- Spoiler:
Agora vamos criar o sistema de arma elemental, no data base, vá em eventos comuns e crie um sistema chamado Arma Elemental com Condição Chamar. Nele, crie uma Mostrar Escolhas com as opções de arma que você criou e permitirá fabricar, no caso desse pequeno tutoria, a primeira escolha será a Espada de Aço. As outras você fica livre pra decidir. Agora vem o sistema de Elemental da arma, o primeiro passo é setar a variável chamada Armas Possuídas (Já criada no evento anterior). Nela você vai Setar a quantidade de Espada de Aço que o jogador possui na mochila (Não Equipado). Na linha de baixo você chama uma condição If, pra ver se a Variável Armas Possuidas é igual ou maior a 1. Se for 0 quer dizer que o player não o item pra refinar. Por isso deixe uma condição Else ligada. Dentro do Else (Se ele não tem a Espada) Deixe uma mensagem: “Você não possui a Espada de Aço para poder melhorá-la” Dentro do If, se for positivo, Sete a variável Minérios Possuidos (Você já criou nos eventos anteriores, lembra?) com a quantidade de Minérios Vermelhos que o jogador possui. Na linha de baixo você chama uma condição If (De novo), pra ver se a Variável Minérios Possuídos é igual ou maior a 1. Se for 0 quer dizer que o player não o item a matéria prima. Por isso deixe uma condição Else ligada. Dentro do Else (Se ele não tem o Minério Refinado) Deixe uma mensagem: “Você não possui Minério Elemental, por isso não pode tornar essa arma uma Elemental” Dentro do IF, se for positivo (1 ou maior) coloque o comando, Mudar Itens, Minério Vermelho, Setar 1, Reduz (Excluir Item) e Mudar Itens, Espada, Setar 1, Reduz (Excluir Item). Isso faz com que dando certo ou errado o jogador gaste a matéria prima e perca a espada comum (Falhando ou ganhando a Elemental em troca). Na linha de Baixo, Sete variável Dificuldade Forja, eu setei 20 (20% de chance de conseguir fazer a arma e 80% de falhar). Isso, porque é mais fácil forjar do zero do que retrabalhar um item já feito. Na linha de Baixo, Sete a variável chamada de Sorteio. Sete ele com Aleatório 1 a 100. Na linha de baixo, abra mais um IF, com a condição variável sorteio, igual ou abaixo, variável dificuldade da forja. Isso quer dizer que se o número sorteado foi 0 a 20, você teve sucesso, se for 21 a 100 você falhou. Deixe o else ligado. Dentro do IF, coloque um efeito sonoro e uma mensagem: “Espada de Aço refinada com Sucesso, você ganhou Espada de Aço Elemental do Fogo”. Na linha de baixo, Mudar itens, Espada do Fogo, Setar 1, Somar (Adicionar Itens). Na exceção coloque um efeito sonoro, e a mensagem: “A forja falhou, você perdeu os materiais e a Espada Base”. Esse evento está pronto, volte no evento Forjar Armas Simples e dentro da escolha Tornar Elemental, coloque o comando Chamar Evento e escolha o evento Arma Elemental. Coloque logo abaixo Mudar mudar Switch Forjar Arma Simples = OFF, ou ele vai ficar repetindo a habilidade. Até aqui temos a base do sistema elemental, que é idêntico ao anterior. Se quiser elementar outra arma, basta colocá-la na segunda escolha do evento fabricar arma, copiar tudo e alterar o que quiser. Ex: Se eu refinar uma Espada do Gelo, posso mudar o minério exigido para Azul e criar uma Espada do Gelo pra dar ao player se der certo. Como vê a quantidade e variação só depende da sua vontade e criatividade. Passo 5 – Criando a Skill.- Spoiler:
Esse passo é super simples. Vá no database Habilidades, e crie uma nova habilidade chamada Forja Simples; Clasificação: Switch; Escolha o MP gasto, Explicação e Efeito Sonoro; No espaço Switch ON: Escolha o Switch Forjar Arma Simples; Disponível em: Campo. Coloque essa skill como habilidade de NV1 do primeiro herói. Eu fiz na Demo uma plaquinha que lhe da a espada e os minérios, ai é só testar o poder e ver se funcionou. Espero que ajude, parece complicado de início mas é mais fácil do que parece e totalmente customizável. Só precisa de tempo pra criar itens próprios. Abraço do TAXD. :D | |
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