Bem, pessoal, aqui vai mais um tutorial.
Como ser um bom designer:
Para começar,o designer não trabalha totalmente na prática.
Boa parte é teoria,o designer é como um administrador do grupo que faz o projeto.
Muitos confundem com Desenhista ou Mapper,é diferente disso.
Desenhista cria Pixel Arts,Mapper cria os mapas.
Já o Designer,
Ele lidera:
Ele dá as dicas,ajuda o pesoal e tudo o mais.
Dou algumas dicas básicas para ser um bom designer:
1°
Paciência é uma virtude e quem tem essa virtude é respeitado e honrado.
Então,tenha paciência,o projeto poderá demorar mas com certeza ele sai do lugar alguma hora,pense desse jeito.
E nada de destratar seus amigos ou colegas que estão envolvidos no trabalho.
2°
Espírito de Liderança:
Um espírito de Líder é importante.
Não adianta esse papo de que um grupo pode se virar sem um Líder,pelo menos não no RPG Maker, o grupo sermpe deverá ter alguém para dar suas dicas e contribuir.
Então, seja pontual, não seja arrogante, trate as pessoas bem, procure sempre tomar iniciativas e sempre faça algo para agradar os outros.
Quando você menos esperar o pessoal vai estar lhe tratando super bem também.
3°
Pesquise, estude, peça opiniões de outras pessoas.
Você é um Líder mas também não é de ferro.
4°
Parte prática:
Seja bom em algo básico para poder dar suporte.
Por exemplo,eu faço os roteiros.Sempre dou meus toques na história pra ela não ficar chata no meu modo de ver.
5°
Parte prática 2:
Como eu sempre digo: tenha fé em si mesmo.
Você nunca saberá ao certo se o público gosta realmente do seu game antes de lançar um BETA ou a versão completa.
Não desista das suas idéias,elas são muito mais importantes do que você pensa e cuidado com as pessoas de fora que não acreditam no projeto.
Já ocorreram casos em que eu tive que parar um game pois meus amigos abandonavam e eu era sempre o último a restar.
Ignore-os e continue acreditando em si mesmo,isso é fundamental.
Fim de tutorial.Espero que gostem.
Apesar de ser mais teórico,ele é importante ;)
Abraços,
DDRL